27.06.2018

FINANCIAMENTO A PROVEDORES VAI AJUDAR A LEVAR INTERNET A TODO O PAÍS, DIZ MINISTRO

null

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta terça-feira, em São Paulo, da abertura do Encontro Nacional de Provedores, realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). No maior evento de provedores regionais da América Latina, Kassab destacou a importância do setor para a universalização da internet no país. “Telecomunicações é um segmento relevante social e economicamente e deve ter toda atenção do governo federal, especialmente em linhas de financiamentos para levar banda larga a todos os cantos do país”, afirmou o ministro.

Já o secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, citou os programas Internet para Todos e Gesac como oportunidades de negócio para os pequenos provedores levarem internet para as áreas mais remotas do país. “Contando com incentivo fiscal, esses provedores, que têm seus serviços de excelência, podem viabilizar que a população de baixa renda tenha internet em alta velocidade no Brasil inteiro”, disse Borges.

Na 10ª edição do Encontro, os provedores regionais discutem os desafios regulatórios e tributários, compartilhamento de infraestrutura, os impactos do fim da concessão da telefonia, financiamento, papel dos provedores regionais no programa Internet para Todos e Plano Nacional de Internet das Coisas, entre outros temas. O MCTIC está presente nos painéis de discussão com a participação de secretários, diretores, técnicos e representantes da Anatel e Telebras.

Segundo o presidente da Abrint, Basílio Perez, este ano é crucial para o futuro das telecomunicações do Brasil, devido aos diversos projetos em pauta no Congresso que definirão a que ritmo a internet se expandirá nos próximos anos e como as novas tecnologias serão assimiladas. “Os provedores regionais possuem papel de destaque nesse processo, com a força de quem representa 16% dos acessos de internet no país e ainda está longe de explorar todo o seu potencial. Por isso, defendemos a livre concorrência e mais investimento na internet em locais afastados dos grandes centros”, destacou Perez.

FONTE: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação